Por que mergulhar utilizando o barco de um amigo pode não ser uma boa ideia?

imagem-destacada-por-que-mergulhar-utilizando-o-barco-de-um-amigo-pode-nao-ser-uma-boa-ideia

Um dia de sol pode ser ótimo para mergulhar. Ainda quando temos amigos que possuem uma embarcação. Pode ser uma ótima forma de passar o tempo, aproveitando uma oportunidade, certo? A resposta pode ser não. Ainda mais porque mergulhar exige um preparo técnico e tático – principalmente quando se trata de prevenção para situações de emergência. Mergulhar exige muito mais do que um barco e os cuidados garantem que a atividade seja segura. Mostramos alguns pontos que impedem a prática do mergulho em embarcações de amigos.

Equipamento

Quando você tem um barco, há procedimentos para o capitão e a tripulação. Geralmente, usados em situações de emergência e fazem referência ao uso dos equipamentos a bordo. Essas dispositivos de segurança podem salvar a sua vida. São eles:

  • Colete salva-vidas
  • Rádios transmissores para acionar autoridades portuárias, serviços de emergência e outras embarcações
  • Extintores de incêndios sobressalentes
  • Radiobaliza Indicadora de Posição de Emergência por Satélite
  • Kit de primeiros-socorros
  • Oxigênio de Emergência

No Brasil, dependendo do tipo de embarcação, os equipamentos necessários são esses.

E não é só o equipamento para situações de emergência que é necessário, mas a tripulação tem que estar treinada. No caso de um mergulho com um amigo: você ou ele têm acesso aos equipamentos? Você ou seu amigo sabe usá-los durante uma situação de muito estresse?

Tripulação

Você seu amigo têm experiência, são marinhos qualificados ou mergulhadores de resgate? Em caso de emergência, dentro ou fora da água, vocês precisarão de pessoas treinadas, prontas para ajudar. Será que você e seu amigo estão preparados para lidar com as seguintes situações?

  • Mergulhador nervoso ou desacordado na água
  • Fogo nos equipamentos da embarcação
  • Tempestades e mudanças abruptas no tempo enquanto os mergulhadores estão na água
  • Mergulhadores perdidos
  • Problemas causados por descompressão e/ou ferimentos causados pelo mergulho

Tripulações que trabalham com mergulho estão acostumadas a lidarem com esses tipos de cenários. Eles geralmente são esquecidos, porque suas habilidades não são requisitadas na maior parte do tempo. Mas se há um problema, eles estão prontos para ajudar.

Ao menos que você e seu amigos sejam marinheiros e mergulhadores experientes, é recomendável que os mergulhos sejam assessorados por profissionais da área. Emergências podem acontecer a qualquer momento e, por isso, uma equipe preparada e com equipamentos adequados podem evitar fatalidades. Deixe quem está treinado cuidar para que o seu mergulho aconteça perfeitamente. Mergulhar tem riscos como qualquer outra atividade, mas quando executado dentro das normas de segurança, é muito tranquilo.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email