O Brasil não precisa da uma ‘Cancún’. Pela preservação da Estação Ecológica de Tamoios!

imagem-destacada-o-brasil-nao-precisa-da-uma-cancun-pela-preservacao-da-estacao-ecologica-de-tamoios

Proteger o meio ambiente não parece ser o forte do Governo Bolsonaro. A mais recente invenção da administração atual é transformar a região de Angra dos Reis, mais especificamente a Estação Ecológica de Tamoios, na Baía de Ilha Grana, numa espécie de Cancún brasileira.

Coincidentemente ou não, a área é a mesma onde o presidente Jair Bolsonaro foi multado em R$ 10 mil por pesca ilegal em 2012. Na prática, a iniciativa flexibiliza o licenciamento ambiental para exploração turística da região. O local é um santuário para várias espécies ameaçadas de extinção. Como explica o vídeo.

Clique na imagem para assistir o vídeo no Globoplay do Jornal Nacional exibido no dia 23 maio de 2019

Comecei a minha vida como profissional de mergulho há muitos anos, dando a teoria e piscina na Marina da Glória, fazendo a parte de mar em Angra dos Reis, na Aquamaster. Angra tem excelentes pontos de mergulho, com naufrágios em diversos estágios, mergulho em grutas com teto, etc. Não é absurdo nenhum dizer que se pode mergulhar todos os dias do ano sem repetir o ponto de mergulho! E a vida marinha local depende muito da proteção da Esec. Não precisamos destruir a estação para virar uma Cancún. Temos que investir em estrutura como saneamento básico, fiscalização e turismo de alto nível. Não flexibilizando as leis de proteção ambiental”, defende Paulo Guilherme, o Pinguim, fundador da Onda Azul.

É necessário um movimento para preservação da Estação Ecológica de Tamoios, resguardando a Baía de Ilha Grande como um ótimo destino para o mergulho e o turismo controlado. Afinal, especialistas mostram que há grandes diferenças entre o Balneário de Cancún, no México, e Angra dos Reis.

Entretanto ouvir especialistas, fazer estudos e realizar pesquisas parece não ser a maior qualidade do Governo Jair Bolsonaro. Os primeiros seis meses demonstram que o caminho escolhido não é adequado para que o Brasil precisa.

Quer mergulhar com a Onda Azul?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email