Quais são os equipamentos básicos do mergulho

imagem-destacada-quais-sao-os-equipamentos-basicos-do-mergulho

Muita gente pergunta sobre mergulho, principalmente quem tem a curiosidade desvendar o fundo do mar. Primeiramente precisamos salientar que a atividade é uma das mais seguras do mundo. Os avanços tecnológicos e técnicas desenvolvidas pela World Recreacional Scuba Training Cônsul  (WRSTC) garantem isso.

Para quem está procurando começar, fazendo snorkeling ou mergulho livre, o equipamento básico é Máscara, Snorkel e as Nadadeiras. Por incrível que pareça não necessário saber nadar, mas você precisa sentir-se à vontade na água e conseguir ficar na superfície de local que é fundo e que não ‘dá pé’. Um tarefa que é bem tranquila para a maioria das pessoas. Nunca mergulhe se você estiver se sentindo mal ou com algum desconforto.

Máscaras

Um dos itens mais importantes, pois vai garantir que você tenha boa visão e vedação para aproveitar bem o mergulho. Atualmente são fabricadas de silicone para terem durabilidade e se ajustar melhor ao rosto do mergulhador.

  • Preocupe-se com a regulagem da tira dentro de fora da água;
  • Máscaras menores são mais fáceis de ajustar e desalagar durante o mergulho livre;
  • Para verificar se a máscara está bem vedada, coloque-a no seu rosto sem passar a tira por trás da cabeça. Respire e vire a cabeça para baixo, em direção ao peito por mais ou menos 5 segundos. Se ela não cair, a vedação está boa. Caso o equipamento caia, há uma passagem de ar na máscara e, por isso haverá entrada de água.

Snorkel

Para quem vai praticar apenas o mergulho livre, o recomendado é o snorkel sem válvula de purga, que é mais simples e mais barato. Já quem pretende fazer mergulho autônomo, a recomendação é usar o equipamento com com válvula de purga (mais fácil e rápido sobre a água para fora do snorkel) e quebra-ondas.

Nadadeiras

Como estamos falando de mergulho livre, o equipamento mais adequado são as nadadeiras fechadas. Elas têm a sapata inteira, com o calcanhar fechado, como se fossem um sapato normal. Não é preciso utilizar botas, a propulsão é menor e favorece a tranquilidade necessária para observar a vida marinha mais perto da superfície, além do que, em geral, o custo é menor comparado aos outros modelos.

Agora, se você já pratica mergulho livre quer se aventurar ainda mais, a nossa recomendação é fazer um dos cursos básicos da Onda Azul. Nele, você vai aprender todas as técnicas de mergulho e segurança. Os equipamentos podem ser alugados conosco.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email