O curioso resgate do navio que afundou com 4.200 carros nos EUA

imagem-destacada-o-curioso-resgate-do-navio-que-afundou-com-4-200-carros-nos-eua
O tombamento do MV Golden Ray é um daqueles casos provocados por sucessivas falhas humanas.  O resultado foi a perda de 4.200 carros 0 Km que seriam exportados para outros países.  A embarcação tombou na costa do estado da Geórgia, Estados Unidos.
Após uma extensa investigação, o governo americano concluiu que houve excesso de peso e que os tanques de lastro não foram abastecidos corretamente. Isso fez com que o navio tombasse em  8 de setembro de 2019. Todos os 24 membros da tripulação foram resgatados com vida.
No fim do ano passado, uma grande operação foi montada para salvar a carga do navio. Para isso, foi necessário um grande guindaste, balsas e uma equipe para conter o vazamento de óleo da embarcação.  Para que tudo isso acontecesse houve a necessidade de superar os furacões, a pandemia da Covid-19, entre outros contratempos.

Veja como foi o início do resgate:

Reproduzir vídeo
A equipe envolvida na operação decidiu cortar o navio em 8 pedaços, usando uma espécie de motosserra gigante. Além disso estacas ajudaram a levantar cada parte e ainda haverá o auxílio de uma imensa garra. Como MV Golden Ray está próximo da costa, cada parte foi transportada por balsa para o porto. Os carros, todos 0 Km transformados em sucata e reciclados.

O prejuízo causado pelo tombamento foi de 80 milhões de dólares, ou 427 milhões de reais, mesmo com toda carga segurada.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Prezados mergulhadores, clientes e amigos,

Em função da atual situação do Brasil e do mundo, de quarentena, isolamento físico e proibição de agrupamento de pessoas num mesmo local, teremos que alterar nossas atividades de mergulhos e de cursos. Nosso calendário está temporariamente suspenso até segunda ordem e deste momento em diante trabalharemos apenas com cursos sob consulta e demanda. Se você tem interesse em algum curso do Onda Azul ou parceiros, entre em contato por e-mail e nos conte sua necessidade. Iremos atender da melhor forma possível.

Desde já agradecemos a atenção e compreensão,

Paulo Guilherme Pinguim
Fundador do Centro de Estudos do Mar Onda Azul