Mergulhar faz bem para a saúde. É o que aponta uma pesquisa que conclui que a prática tem valor terapêutico. O estudo publicado na revista ‘Dive Training’ foi feito com veteranos de guerra com lesões físicas e psicológicos, sobretudo aqueles que sofreram alguma amputação, tinham ansiedade ou distúrbios psiquiátricos.
Os estudos foram feitos em 2016, mas somente agora os resultados foram liberados. A pesquisa considerou o bem-estar mental e melhoras na coordenação motora, além de entrevistar os participantes, familiares e os médicos que atendiam essas pessoas. O objetivo era provar que o mergulho poderia ajudá-los.
No total, 15 homens que eram veteranos foram voluntários nesta iniciativa. Eles informaram que tiveram uma queda nos ataques de ansiedade e depressão. A pesquisa mostra ainda que a prática do mergulho foi mais efetiva naqueles que tinha problemas psicológicos do que em quem teve lesões físicas.
De qualquer forma, o estudo revela a afetividade do mergulho como terapia. Além disso, a pesquisa mostra que o caso do cadeirante Harry Beekelaar não foi casual. Ele voltou a andar depois de 15 anos, ajuda pela prática do mergulho.
Copyright © 2018 Centro de Estudos do Mar Onda Azul – Todos os Direitos reservados – Criado pela Kamus – Hospedagem WordPress
Prezados mergulhadores, clientes e amigos,
Em função da atual situação do Brasil e do mundo, de quarentena, isolamento físico e proibição de agrupamento de pessoas num mesmo local, teremos que alterar nossas atividades de mergulhos e de cursos. Nosso calendário está temporariamente suspenso até segunda ordem e deste momento em diante trabalharemos apenas com cursos sob consulta e demanda. Se você tem interesse em algum curso do Onda Azul ou parceiros, entre em contato por e-mail e nos conte sua necessidade. Iremos atender da melhor forma possível.
Desde já agradecemos a atenção e compreensão,
Paulo Guilherme Pinguim
Fundador do Centro de Estudos do Mar Onda Azul