Em um mês que se falou tanto em preservação da Amazônia, é importante analisarmos o que temos feito não só em prol da floresta tropical, mas também para meio ambiente de uma forma geral. Nós, que estamos sempre em contato com a fauna e a flora no mar, temos que ter esse compromisso bem claro. No entanto, é importante salientar que no Brasil ainda há poucas opções de produtos que tenham compromisso com a reciclagem, preservação e com o baixo uso de recursos naturais. Por isso, trouxéssemos cinco iniciativas estrangeiras que poderíamos copiar para ajudar na preservação dos oceanos. Veja!
O grande problema do produto é que são as substâncias químicas que compõem os protetores solares. Ao tomar banho no mar, eles são lançados na água e fazem mal aos corais e peixes. Para se ter uma ideia, o Havaí vai proibir o uso de produtos feitos a base de substâncias como oxibenzona e o retinil palmitato. No Brasil, as alternativas são as marcas Aliv e Shock.
A maioria dos produtos são feitos de plástico, uma das substâncias mais problemáticas da indústria contemporânea. Nossos parceiros da Divers For Sharks tem uma série de artigos sobre o assunto e quais são as consequências de uma realidade plastificada. Aqui, no Brasil, infelizmente não temos marcas que ofereçam óculos reciclados. Lá fora, marcas como a Wryuma e Wooze trabalham com produtos reciclados.
Apesar de termos a Havaianas, que é conhecida mundialmente pelo chinelo, não temos marcas que trabalhem com o reaproveitamento do material. Em geral, eles são feitos de borracha ou plástico. No Brasil, nós tínhamos a Góoc, mas ao que parece eles não fazem mais esse tipo de sandália. Atualmente, as iniciativas são feitas em pequena escala, por artesãos. Enquanto isso, lá fora, existe a Brothers We Stand.
Em geral, quando levamos as crianças para curtir um dia na praia, temos que carregar os brinquedos que são feitos de… PLÁSTICO. Assim como os óculos de sol e as roupas de praia.Mas existe alternativa no Brasil? Infelizmente não! Enquanto isso, na gringa, a Green Toys sand playset tem uma linha infantil feita de material reciclado.
Fica a inspiração!
Copyright © 2018 Centro de Estudos do Mar Onda Azul – Todos os Direitos reservados – Criado pela Kamus – Hospedagem WordPress
Prezados mergulhadores, clientes e amigos,
Em função da atual situação do Brasil e do mundo, de quarentena, isolamento físico e proibição de agrupamento de pessoas num mesmo local, teremos que alterar nossas atividades de mergulhos e de cursos. Nosso calendário está temporariamente suspenso até segunda ordem e deste momento em diante trabalharemos apenas com cursos sob consulta e demanda. Se você tem interesse em algum curso do Onda Azul ou parceiros, entre em contato por e-mail e nos conte sua necessidade. Iremos atender da melhor forma possível.
Desde já agradecemos a atenção e compreensão,
Paulo Guilherme Pinguim
Fundador do Centro de Estudos do Mar Onda Azul