‘Bolas Misteriosas’ aparecem no litoral de São Paulo

imagem-destacada-bolas-misteriosas-aparecem-no-litoral-de-sao-paulo
Dezenas de ‘Bolas Misteriosas’ apareceram em Peruíbe, litoral de São Paulo, na última semana. O fenômeno natural que retrata como é importante conhecermos os oceanos e mares. Este é um dos fundamentos para o nascimento da Onda Azul.
Um foto das bolas feita por um morador e postada em uma rede social viralizou. A imagem foi suficiente para que as pessoas especulassem a origem do material, considerado por alguns como “um sinal fim dos tempos”.  Afirmações que não fazem o menor sentido, uma vez que o fenômeno é natural e pode ter algumas origens, como o desassoreamento dos rios da região.

Isso faz com que esse substrato mais escuro, substrato de manguezal, vá parar no encontro com o mar, ficando depositado em frente à praia. Nós tivemos um ciclone com uma força muito forte agora, inclusive, a maré subiu bastante, foi bem típico de ressaca, e faz com que o sedimento do fundo seja levantado pela onda. Ele fica rolando, e na hora que é jogado na praia, essa lama vai girar na areia, e ela vai e volta, e com isso vai grudando na areia, empelotando e formando essas bolas“, explica o biólogo marinho Eric Comin, ouvido pelo G1.

Outra hipótese levantada pelo site é de que essa lama seja proveniente do fundo do mar, trazido pela maré para a praia, provocado por um ciclone, por exemplo.

Elas vêm do mar para a terra. Quando ocorre algum movimento maior no fundo do mar, e às vezes isso acontece muito longe daqui, como, por exemplo, da outra vez que isso aconteceu, foi em consequência de um ciclone extratropical que ocorreu próximo a Paranaguá“, salienta Paulo Flávio, médico especialista em Práticas Integrativas e doutor em Ciências com tese de doutorado sobre a Lama Negra de Peruíbe.

Qualquer que seja a origem das ‘bolas’, o importante é que esse acontecimento é natural em várias partes do mundo. O que a gente pode fazer é se debruçar e saber um pouco mais sobre rios, mares, oceanos e seus fenômenos naturais.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Prezados mergulhadores, clientes e amigos,

Em função da atual situação do Brasil e do mundo, de quarentena, isolamento físico e proibição de agrupamento de pessoas num mesmo local, teremos que alterar nossas atividades de mergulhos e de cursos. Nosso calendário está temporariamente suspenso até segunda ordem e deste momento em diante trabalharemos apenas com cursos sob consulta e demanda. Se você tem interesse em algum curso do Onda Azul ou parceiros, entre em contato por e-mail e nos conte sua necessidade. Iremos atender da melhor forma possível.

Desde já agradecemos a atenção e compreensão,

Paulo Guilherme Pinguim
Fundador do Centro de Estudos do Mar Onda Azul