Espiritu Santo é um destino conhecido no mundo do mergulho como uma das melhores áreas para a atividade. Uma das razões é o SS Presidente Coolidge, considerado um dos naufrágios mais acessíveis que se tem conhecimento.
O presidente SS Presidente Coolidge foi comprado pela Dollar Steamship Company em outubro de 1929, juntamente com seu navio irmão, o Presidente SS Hoover, por pouco mais de US$ 7 milhões cada. Ele foi lançado no dia 21 de fevereiro 1931 pela primeira-dama Grace Coolidge. O batismo foi feito com uma garrafa de água do rio Black River, que passava pelas terras do ex-presidente Calvin Coolidge. Além disso, o EUA viviam a Lei Seca.
Era um navio de luxo, digno do nome presidencial. Na época, o navio (junto com seu navio irmão) era o maior navio mercante construído nos EUA. Chegando a 654 pés, 3 polegadas de comprimento, 81 pés em viga, com uma profundidade de 34 pés e pesando 21.936 toneladas. Foi projetado para acomodar 988 passageiros, além de uma tripulação de 385 pessoas. Não foram poupadas despesas com a decoração do interior, comparável com os melhores hotéis da época. O entretenimento a bordo ‘era o estado da arte’, incluindo duas piscinas de água salgada, academia, cinema, bolsa de valores, salão de beleza e “ar condicionado” por toda parte. Todos os quartos tinham telefone com as cabines de primeira classe e muitos da classe especial tinham banheiros privativos.
Lançado em 10 de setembro 1932, o SS Presidente Coolidge obteve sucesso como navio de cruzeiro de primeira classe. Operava em San Francisco, visitou portos como Honolulu, Yokohama, Xangai, Hong Kong e Manila, estabelecendo recordes para travessias transpacíficas, tanto para o leste quanto para o oeste, algumas por até 14 horas. Apesar da depressão econômica, o SS Presidente Coolidge e o SS Hoover eram navios lucrativos. Isso ocorreu em parte por causa de um subsídio por correio do governo dos EUA. Eles eram os navios mais lucrativos da linha. Em 1937, a Dollar Liners foram forçados a alterar suas rotas devido ao crescente conflito entre o Japão e a China, que tornou o porto de Xangai inoperante. De Kobe, o SS Hoover foi instruído a pular Xangai e navegar diretamente para Manila. Ao tentar navegar pela costa nordeste de Taiwan, nos 11 dezembro de 1937, encalhou na Ilha Hoishoto, em parte devido ao mau tempo, e mais tarde foi declarada uma perda completa. Isto, em conjunto com a má gestão grave, levou a Dollar Liners a se tornar insolvente, e por sua vez, sendo tomada pelo governo dos EUA, mudando o nome da empresa para American President Lines Ltd. em 1º de novembro 1938.
Nem um ano depois, a guerra eclodiu na Europa; serviços de transporte normais foram interrompidos quando as rotas se tornaram perigosas. Os Estados Unidos primeiro armazenaram material e depois forneceram suprimentos para as forças aliadas. O Presidente Coolidge, juntamente com outros navios de passageiros, foi mantido ocupado durante os primeiros anos da guerra, evacuando cidadãos americanos de toda a Ásia e posteriormente servindo como transporte para o exército americano, reforçando as guarnições do Pacífico. Foi em uma de suas últimas viagens como navio de cruzeiro que ela estabeleceu um recorde histórico para navios mercantes no número total de passageiros transportados em serviço normal.
Um ano depois, a guerra eclodiu na Europa; serviços de transporte normais foram interrompidos quando as rotas se tornaram perigosas. Os Estados Unidos primeiro armazenaram material e depois forneceram suprimentos para as forças aliadas. O SS Presidente Coolidge, juntamente com outros navios de passageiros, foi mantido ocupado durante os primeiros anos da guerra, evacuando cidadãos americanos de toda a Ásia e posteriormente servindo como transporte para o exército americano, reforçando as guarnições do Pacífico. Foi em uma de suas últimas viagens como navio de cruzeiro que ela estabeleceu um recorde histórico para navios mercantes no número total de passageiros transportados em serviço normal.
Lançado em 10 de setembro 1932, o SS Presidente Coolidge obteve sucesso como navio de cruzeiro de primeira classe. Operava em San Francisco, visitou portos como Honolulu, Yokohama, Xangai, Hong Kong e Manila, estabelecendo recordes para travessias transpacíficas, tanto para o leste quanto para o oeste, algumas por até 14 horas. Apesar da depressão econômica, o SS Presidente Coolidge e o SS Hoover eram navios lucrativos. Isso ocorreu em parte por causa de um subsídio por correio do governo dos EUA. Eles eram os navios mais lucrativos da linha. Em 1937, a Dollar Liners foram forçados a alterar suas rotas devido ao crescente conflito entre o Japão e a China, que tornou o porto de Xangai inoperante. De Kobe, o SS Hoover foi instruído a pular Xangai e navegar diretamente para Manila. Ao tentar navegar pela costa nordeste de Taiwan, nos 11 dezembro de 1937, encalhou na Ilha Hoishoto, em parte devido ao mau tempo, e mais tarde foi declarada uma perda completa. Isto, em conjunto com a má gestão grave, levou a Dollar Liners a se tornar insolvente, e por sua vez, sendo tomada pelo governo dos EUA, mudando o nome da empresa para American President Lines Ltd. em 1º de novembro 1938.
Nem um ano depois, a guerra eclodiu na Europa; serviços de transporte normais foram interrompidos quando as rotas se tornaram perigosas. Os Estados Unidos primeiro armazenaram material e depois forneceram suprimentos para as forças aliadas. O Presidente Coolidge, juntamente com outros navios de passageiros, foi mantido ocupado durante os primeiros anos da guerra, evacuando cidadãos americanos de toda a Ásia e posteriormente servindo como transporte para o exército americano, reforçando as guarnições do Pacífico. Foi em uma de suas últimas viagens como navio de cruzeiro que ela estabeleceu um recorde histórico para navios mercantes no número total de passageiros transportados em serviço normal.
Um ano depois, a guerra eclodiu na Europa; serviços de transporte normais foram interrompidos quando as rotas se tornaram perigosas. Os Estados Unidos primeiro armazenaram material e depois forneceram suprimentos para as forças aliadas. O SS Presidente Coolidge, juntamente com outros navios de passageiros, foi mantido ocupado durante os primeiros anos da guerra, evacuando cidadãos americanos de toda a Ásia e posteriormente servindo como transporte para o exército americano, reforçando as guarnições do Pacífico. Foi em uma de suas últimas viagens como navio de cruzeiro que ela estabeleceu um recorde histórico para navios mercantes no número total de passageiros transportados em serviço normal.
Quando os Estados Unidos entraram na guerra, após o ataque a Pearl Harbor pelos japoneses no final de 1941, todo o transporte foi controlado pela War Shipping Administration. O SS Presidente Coolidge foi reformado e pintado de cinza marinho, para iniciar sua segunda vida como transporte de tropas e transportar soldados e suprimentos vitais para o Pacífico. Curiosamente, a Marinha dos EUA ‘sugeriu’ alguns elementos no projeto do SS Presidente Coolidge (e do Hoover) que facilitaram a conversão, incluindo a capacidade de montar armamentos defensivos nos conveses dos navios. Quando a conversão foi concluída, a maioria dos itens e móveis luxuosos havia sido removida, embarcada ou substituída por equipamentos mais utilitários. Equipado, ele podia transportar mais de 5.000 soldados, mais tripulação e banheiros extras foram adicionados para atender ao aumento da capacidade humana.
O SS Presidente Coolidge fez uma série de pistas para o Sul-Pacífico transportando tropas e suprimentos antes que ela fez sua última viagem de San Francisco no 6 º de outubro 1942 com destino a que era então conhecido como o Novas Hébridas e a ilha de Espiritu Santo.
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