Você está preparado para uma viagem embarcada? Veja as dicas

imagem-destacada-voce-esta-preparado-para-uma-viagem-embarcada-veja-as-dicas

Uma viagem embarcada, em geral, é um dos primeiros sonhos de quem começa a praticar o mergulho de forma profissional. Porém, antes de realizar este desejo, é necessário que você esteja preparado. Por isso, preparamos algumas dicas para quem quer, literalmente, embarcar nesta aventura.

Você está preparado?

Talvez essa seja a pergunta mais difícil de responder. Uma viagem embarcada pressupõe uma aventura sem muito conforto ou mordomias dentro de um barco. Recomendamos que você tenha bastante vivência mergulhando antes de entrar neste tipo de aventura. Avalie ainda qual o tipo de mergulho que será feito no destino: um mergulho em destroços; visita à cavernas submersas, etc. O importante que você tenha maturidade e experiência para essa experiência e isso, algumas vezes, são características bem relativas.

Como escolher o seu destino?

Uma viagem embarcada pode te colocar para mergulhar nos melhores locais do mundo. Por exemplo, você pode escolher ver um animal específico, como as baleias na Ilha de Abrolhos ou explorar um naufrágio famoso. É necessário entender as condições de mergulho também e a temperatura que você encontrará durante essa aventura. Além disso, o equipamento que você necessita.

Pode ser ainda que durante a viagem, haja mudança de planos por causa das condições do mar. É necessário estar preparado para isso. Afinal de contas, o capitão do barco e a equipe zelam pela segurança de quem vai mergulhar.

O que você deve levar?

Um dos grandes erros desse tipo de viagem é o excesso de bagagem. Em geral, um mergulhador na sua primeira viagem imagina tudo aquilo que vai precisar e leva o dobro. Ledo engano!

Faça uma lista de itens que você vai precisar e outra com equipamentos que precisam de manutenção ou ajustes para a aventura. Faça uma checagem da bateria do computador de mergulho, das lanternas e das câmeras. Tenha sempre uma máscara extra e tiras para nadadeiras. Se você não quer levar todo o seu equipamento, pergunte a empresa responsável pela viagem se haverá material para alugar e quais serão.

Lembre-se de carregar roupas confortáveis para os momentos em que você não estiver mergulhando. Verifique a previsão do tempo para saber quais roupas você tem que levar e, o mais importante, tenha em mente que não haverá muito espaço dentro do barco.

Finalmente: se preocupe em levar medicamentos básicos ou qualquer outro que você faça uso.

Você precisa de uma companhia?

Se a resposta é não, a maioria das empresas que oferecem o serviço levam grupos de pessoas. É uma ótima oportunidade para fazer amigos. Além disso, em geral, o esquema de mergulho é feito em duplas, com os responsáveis colocando mergulhadores com o mesmo nível de experiência.

Se a sua dupla não combina com você, converse com o responsável pela viagem para haja um consenso entre vocês.

Como serão as acomodações?

Conforme falamos no início do texto, não espere muito conforto para esse tipo de viagem. Nada de cabines privativas, por exemplo. Mas tudo depende também de quanto você está investindo neste tipo de experiência. Pode ser que você tenha que dividir o banheiro e acomodações com os outras pessoas. Faça uma pesquisa e procure saber essas informações.

Quanto mais conforto você quiser, mais caro vai custar o serviço. Tente saber previamente quantas pessoas estarão com você nesta aventura.

Despesas extras!

Esteja preparado para despesas extras, afinal imprevistos podem acontecer. Além disso, se você precisa dormir em um hotel antes de embarcar, isto tem que estar previsto no seu orçamento. Aproveitar para fazer outros passeios ou visitar áreas turísticas durante essa viagem podem gerar mais custo.

Além disso, tenha sempre dinheiro guardado para uma emergência e faça um seguro viagem. Prevenção nunca é demais! A dica que damos nesta tópico é colocar 20% a mais sobre o valor total. Além disso, preste atenção no serviço que foi pago, pois se a equipe responsável pelo barco enxugar o seu equipamento de mergulho, por exemplo, isso pode gerar uma cobrança extra.

Boa viagem!

Prezados mergulhadores, clientes e amigos,

Em função da atual situação do Brasil e do mundo, de quarentena, isolamento físico e proibição de agrupamento de pessoas num mesmo local, teremos que alterar nossas atividades de mergulhos e de cursos. Nosso calendário está temporariamente suspenso até segunda ordem e deste momento em diante trabalharemos apenas com cursos sob consulta e demanda. Se você tem interesse em algum curso do Onda Azul ou parceiros, entre em contato por e-mail e nos conte sua necessidade. Iremos atender da melhor forma possível.

Desde já agradecemos a atenção e compreensão,

Paulo Guilherme Pinguim
Fundador do Centro de Estudos do Mar Onda Azul